terça-feira, fevereiro 10, 2009

Já vi que errei

Quando decidimos ter outro filho foi uma tomada de decisão muito rapida, não tive tempo a perder por causa da minha idade e por ter receio de levar tanto tempo a engravidar como da Patuxa.
Nunca foi tema de conversa, nunca foi questionado á Patuxa se queria um mano/a, as vezes que lhe foi feita a perqunta a resposta foi sempre NÃO, mas nós seguimos em frente.
Agora temos uma mana mais velha ciumenta e dificil.
Sempre soube que a diferença de idades delas seria complicada, mas tanto não estava de facto á espera. Tem sido mais dificil que alguma vez imaginei.
A D.Patuxa é uma menina amorosa, querida, fofinha mas quando quer consegue ser mázita.
Com a irmã nota-se o conflito permanente pela nossa atenção. Quer sempre tudo, nada pode ser da outra, tira-lhe tudo, arranca-lhe as coisas da mão, não tem qualquer pudor em faze-lo.
Ontem partiu-me o coração ao ve-la tomar uma atitude tão feia com a irmã, viu que eu estava a tirar-lhe umas pedrinhas que ela tinha na mão e levava á boca, quando percebeu que eu estava realmente aflita, ela por e simples quis da-las todas á irmã, ela que nunca lhe dá nada, viu que era uma coisa má e já lhe quis dar.
Fiquei assustada, mantive a minha calma aparente, aquela que normalmente me acompanha, apenas tirei com mais força e com presa as pedras das mãos das duas e escondias em cima do frigorifico, hoje ja estão no lixo.
Não quis bater na Patuxa, não quis fazer um discurso, não lhe quis mostrar o quanto ela estava a ser mazita, mas percebi a maldade de uma criança de 4 anos e meio, da minha própria filha, doeu fundo e doi lembrar-me da cena agora.
Olhava para mim a dava-lhe as pedras mesmo com intenção que elas a coloca-se na boca, sabia perfeitamente o que estava a fazer. Fiquei triste, pensei onde será que falho?
Depois da Flor dormir eu fiquei com a Patuxa na cama a ver um filme, rimos e brincamos como se nada tivesse acontecido. Ela é uma menina doce, é a minha filha linda...

Talvez nem concordem que exponha este lado menos agradavel, talvez até fiquem chocadas, mas o blog é uma forma de me libertar dos fantasma e afins da MINHA VIDA.
Espero que ela mude, espero que seja uma fase, espero tanta coisa, talvez o mal seja esse.
Beijinhos

18 comentários:

mãe pimpolha disse...

Não fiques assim, não é maldade, não penses isso. Tanto eu como o meu marido tentamos fazer mal aos nossos respectivoa irmãos e não somos maus. Fala com ela, explica-lhe, pergunta-lhe se gosta da mana. Acho que te vais surpreender.
Beijocas

Mamã e bebé disse...

Olá Mamã! OH mamã, não fiques assim tristinha. As crianças são mesmo assim, conseguem ter atitudes que para nós parecem ser de maldade...mas tenho certeza que a tua doce Patuxa gosta muito da mana, concerteza terá os seus ciumes da mana bebé, e provavelmente será isso que faz com que por vezes faça essas coisas. Porque não deixas a Flor com alguém e vais fazer um programinha só com a Patuxa, deixa que ela escolha o que quer fazer, fala com ela, dá-lhe muitos miminhos (isso não é preciso dizer porque tu com toda a certeza do mundo estás sempre a mimar as tuas princesas) , mas nesse dia especial em que estarás só com a Patuxa diz-lhe que gostas muito muito dela e tenta explicar-lhe que há coisas que não se devem fazer. Ai mamã gostava tanto de te ajudar pois já vi que estás muito angustiada :-((
Beijinhos grandes e qualquer coisa vai lá bater ao meu cantinho

Dany disse...

Ah! como te entendo...
tenho sofrido... e MUITO com o ciumes de Naty.
Tem horas que perco a paciência...ontem eu não aguentei e dei-lhe uma palmada...acho que bater não resolve,mas não consegui me controlar.
A irmã ela trata muito bem, quer até ficar o tempo todo com ela. O problema é comigo...está SUPER teimosa e agressiva...
Todos dizem que é uma fase e que vai passar...espero que passe logo...
Beijos e melhore
vc faz falta por aqui

Carla Simões disse...

não percebo o que se passa com as crianças de hoje, juro que nao, nao tenho filhos (nem quero ter sou sincera) por isso só posso falar de mim com o meu irmão...os meus pais dizem que quando a criança chorava eu ia a correr ralhar com eles porque ele tava a chorar...sempre a acudir e nao me lembro de sentir ciumes...será por hoje terem mimos demais? montes de brinquedos, montes de tudo, nós 8da nossa geração9 pouco tinhamos...a nao ser uns aos outros para brincar... dantes era fixe ter um irmao...para brincar...
hoje em dia as crianças nao são contrariadas com nada...isso do programa só com ela...era tar a fazer o que ela quer..é triste ver um filho triste mas tb é triste ver esta nova geração tao diferente...nao sei nao entendo...

osmeuspetinhas disse...

oh não fique triste será talvez só uma fase menos boa , acredite.os ciumes talvez a façam fazer o que fez, naõ por maldade .os meus tb tem 5 anos e 7 meses de diferença um do outro e quando o irmão nasceu foi tudo muito bom só agora que o outro mexe em tudo é que ele se chateia e sente algum ciume mas nada alarmante por enquanto.8esperon eu9
bjs

osmeuspestinhas disse...

esqueci-me de dizer mudei de nome diassantos=osmeuspestinhas

Tita disse...

È normal!!!
Perfeitamente normal!
Acreditas que também eu fiz muitas maldades dessas á minha irmã! E temos diferença de 3 anos de idade!
Era o ciume, o lugar que era só meu passou a ser de duas.
Tens que com carinho e muito mimo fazer-lhe valer do que ela sgnifica para ti.
Isso vai passar confia!
Bjs enormes

Maria José disse...

amiga um grande beijinho para ti

A mamã disse...

isso é o ciume tem calma ..a Bia tb já fez muitas dessas á irmã e acreditas que agora é um amor louco uma pela outra ? vai vigiando apenas mas não lhe batas ...é ciuminho mesmo tadinha ..afinal foi a menina da casa sózinha tanto tempo e agora tem partilhar a atenção de toda a gente com a mana...olha o meu sobrinho quando o mano nasceu (dif 3 anos +-) até com a almofada tapou a cara do bebe na alcofa ...é normal tem calma
bjinho
paula

Xana, mamã de um lindo menino disse...

Bem, não sei que te dizer só te posso desejar que seja uma fase passageira.
Beijinhos p as 3

mãe pimpolha disse...

Mas que quantidade do segundo prato come?
O que costumas fazer? E como fazes com a carne? Desfiada, triturada?
Ajuda-me. LOL
Beijocas

Sofia,Pedro e Joana disse...

Olá querida mamã, então, não desanimes nem tão pouco te sintas culpada. Tens duas filhas maravilhosas e uma D. Patuxa temperamental, com uma personalidade vincada, sem dúvida, que exige muita atenção dos pais, sobretudo da mãe. As relações entre irmãos nunca são pacificas, verdade seja dita. Mas, no fundo, a tua filhota gosta da mana mais nova. Apenas sente ainda que ela é uma "ameaça" ao seu estatuto de detentora exclusiva da atenção da mãe. E há crianças para quem este facto demora mais a ser assimilado e trabalhado. Mas um dia verás como foi bom teres dado uma mana à D. Patuxa, elas vão dar-se lindamente!Sabes que por vezes os comportamentos que achamos reprováveis são apenas uma chamada de atenção, nada mais. Não é maldade...vá, e agora um sorriso!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Docinho disse...

Ainda não te consigo entender... só agora irei passar por isso... não falas... é da idade... dela... dos ciúmes...
Tens de lhe dar a volta... de lhe mostrar que a amas igual...

Não sei o que te dizer... um dia talvez...

beijo doce

Isa disse...

Isso passa! eu tinbha 4 anos qd o meu irmao nasceu e tb tive mts ciumes! mas com o tempo fomos os melhopres amigos e eu nao vivo sem ele. alias doi me mais o que lhe doi a ele do que a mim!

Vai passar... com calma e muito amor!

beijinhos

Lipa disse...

Minha querida.. Bem sei que te deve custar imenso ver a Patuxa ter essas atitudes. A diferença de idades das tuas meninas é igual há que tenho do meu mano, mas eu pedi sempre aos meus pais um mano. A minha aceitação foi bastante diferente, é certo. Mas tens que dar tempo ao tempo. A relação da mana da minha afilhada tb foi assim, mas hoje é muito boa. Muita força e beijitos!

Susana Rodrigues disse...

Não erraste nada! As crianças não podem restringir os nossos sonhos e além disso, ela ainda não sabe, mas a irmã foi o melhor presente que alguma vez lhe deste (digo eu que sou filha única e TOTALMENTE contra a ideia de se ter apenas um filho).
É mazinha sim, mas isso é normal. É da idade, testa os limites, a tua paciência e sobretudo, testa o teu amor por ela. É muito importante que ralhes quando tens que ralhar mas ainda é mais importante que ela perceba que a perdoaste porque a amas, mesmo quando ela faz disparates.
Ela só quer atenção... e um dia vai aprender a gerir os momentos que lhe estão destinados e os que não estão. Um dia vai reconhecer na irmã outro ser que, como ela, vos ama e precisa da vossa atenção. Ainda é cedo... só isso :)

Beijinho

Anónimo disse...

4 anos e meio já dá para para saber o que faz, mas por outro lado é pouco para compreender algumas coisas. Não é fácil, por muito bom que seja há sempre momentos dificeis. Eu também tenho 4 anos e meio de diferença da minha mana e hoje a maior culpa que carrego na minha vida é de ter em pequenas ter sido má para ela. Mas nunca quis ter o que era dela e em minha casa foi sempre muito cultivado o ser das duas.
Desculpa querida mas vou comentar como anonima, apesar de achar que sabes quem sou.

© Tété £ Xavier disse...

Não fiques assim e muito menos digas que errastes! Sabes perfeitamente que não existem idades certas para ter outros filhos já que cada caso é diferente.
Lembro-me perfeitamente das vezes que andei à porrada como meu irmão mais velho com quem me dou lindamente!
Tenho a certeza que logo a Patuxa aprenderá a dividir o seu espaço com a irmã e tudo ficará bem ;o)
Beijos
Tété & Xavier